Buscar
  • Marcelo Rosário da Silva

Free the Nipple

Atualizado: 22 de Jul de 2019






Uma marca que nos representa MUITO é a Ellus.

Esta marca linda, incrível, que mora nos nossos corações para todo sempre e que é parceira da Deans, lançou semana passada o comercial de sua coleção de Primavera Verão 2018 quebrando geral inúmeros tabus em total referência ao movimento feminista Free The Nipple.

Não vamos deixar para o final, confira agora o vídeo e não nos abandone antes de ler o que temos a dizer abaixo!


Como vocês sabem, somos muito feministas aqui na família Deans e apoiamos o movimento com unhas e dentes.

Ah, e claro, achamos que todo mundo deveria ser também, porque não entendemos o motivo de alguém não querer que todos usufruam de suas próprias liberdades e seus próprios corpos do jeito que bem entendem.

Falando nisso... recentemente realizamos uma busca por mentes rebeldes para que protagonizassem umas fotos para a Deans (sim, aqui buscamos mentes, não padrões) e disponibilizamos um questionário para que cada um expressasse suas opiniões de alguns assuntos que consideramos importantes. Uma de nossas perguntas era:

26. O que acha do feminismo e da igualdade de gênero?*

Bom, muitas pessoas que responderam o questionário foram maravilhosas e falaram que apoiam tanto o feminismo, como a igualdade de gênero. Hoje admitimos que nossa pergunta deveria ser mais voltada à equidade do que à igualdade, mas vamos lá.

Uma grande quantidade de pessoas respondeu que não concorda com o feminismo, mas acha válida a luta por igualdade de gênero para que a mulher tenha tantos direitos como o homem.

Ué, mas o feminismo não busca isso também? As mulheres buscam direitos e liberdades que hoje em dia só são conferidos socialmente e às vezes legalmente ao homem**.

O feminismo é o empoderamento da mulher, o movimento que diz NÃO para o machismo, o movimento que LUTA contra assédios, abusos, preconceitos, estupros, objetificação da mulher, liberdades violadas e muitas outras milhares de injustiças que as mulheres sofrem dia após dia, século após século. Sério, o que você vê de errado nisso?

O que temos a dizer momentaneamente é: feminismo é para chamar a atenção, sim! Atenção para toda a repressão histórica e cotidiana que as mulheres viveram, vivem e continuarão vivendo se não houver luta!

Enfim, hoje o assunto é Ellus e Free The Nipple.

Para quem não conhece o movimento, vale a pena entrar no site www.freethenipple.com e também assistir o filme que deu início à causa que compartilha do mesmo título.

O movimento luta não só pela exposição dos mamilos, mas por todo o conceito que solidifica o feminismo.

Falando dos polêmicos, que não deveriam ser nada polêmicos, qual a diferença de um homem poder andar sem camisa em qualquer lugar que vá, seja na praia, depois de praticar atividades esportivas ou qualquer outro lugar que ele se sinta à vontade, e a mulher não poder usufruir da mesma liberdade?


É ridículo o fato de que uma mulher mostrar seus peitos seja sinônimo de pornografia, passível de responder por crime de ato obsceno se fizer topless em público (facepalm para isso) e ainda ser assediada por machistas idiotas que pensam que ela está querendo chamar a atenção única e exclusivamente deles.

Caros machistas, o mundo não gira em torno de vocês, ok? O Show do Truman é só um filme.

Voltando...

Não faz muito tempo que as pessoas criticavam mulheres que não usavam sutiãs por baixo de suas roupas.

Você lembra do escândalo que foi quando Carla Bruni apareceu sem o acessório em um jantar em 2010? Procura lá no Google! Sugerimos colocar na caixa de pesquisa: "Carla Bruni sutiã"

Avisamos que é indignante ler as notícias.

Hoje as celebridades aderiram a este movimento e acabou virando tendência usar roupas sem sutiãs. Ainda bem, né? Apesar que tem muito machista que ainda critica.

O importante é entender que tudo isso não se trata apenas de um estilo de moda, já que a liberdade não se define em estilo de roupas.

É algo muito maior, que se manifesta, também, pela moda, mas não termina e nem necessariamente começa com ela.

Isto é, não devemos aceitar algum movimento apenas porque é tendência, devemos entender sua importância e sua necessidade.

Vamos além, não se trata nem de você aceitar ou não, já que as pessoas não precisam de sua aprovação para serem elas mesmas. Muita gente diz "ah eu respeito, mas não concordo" ou "ah eu aceito, tenho até amigos que são".

Outra vez, Truman é personagem de um filme fictício. O mundo não precisa da sua aceitação para ser mundo. Viva a sua vida, ame quem você quiser, lute pela sua liberdade e ajude a quebrar as barreiras que são impostas por todas essas repressões que deixam nossa humanidade tão destruída como está. Deixe as pessoas serem pessoas. Pare de tentar definir quem elas são ou deveriam ser.

Todos e todas têm o direito à liberdade, cabe a você apenas lutar para alcançá-la e ajudar aqueles e aquelas que ainda não conseguiram.

Você não tem direito nenhum em ser um obstáculo nessas conquistas, mas será muito bem-vindo para o time que tenta chegar nelas ;)

#BeARebel

*Confira todas as perguntas aqui e sinta-se livre para nos mandar suas opiniões. Amamos ouvir o que vocês têm para nos dizer.

**Precisamos falar ainda dos não-binários, que também devem ter seus direitos garantidos. Afinal, gênero é imposição social, mas não define todos os humanos. Faremos um post sobre isso ;)

#ellus #rebelde #freethenipple #feminismo #campanhaellus #mamilos #equidade