Buscar
  • Gabrielle Canena

COMO AJUDAR PESSOAS CARENTES

Atualizado: 22 de Jul de 2019




Hey, Rebels!

Hoje, dia 19 de julho, é o Dia da Caridade, então preparamos um artigo especial para que você, que anseia em mudar algo no mundo, saiba como o fazer.

Quantas vezes por dia passamos por pessoas carentes e sentimos um grande aperto, uma sensação de “queria poder fazer algo”? Aposto que já passou por isso diversas vezes. Mas isso sempre acaba ficando em segundo plano nas nossas vidas. Como podemos ajuda-las efetivamente?

Aqui neste artigo te daremos algumas dicas de como mudar essa situação 😉 Há tantas pessoas por aí esperando uma mão que as ajude... por que não ”sermos essa mão”?


Eduque-se

Antes de tudo é importante que você deixe seus preconceitos de lado e ter empatia pela pessoa a qual irá ajudar. Há inúmeras formas de se cair na pobreza, nesse buraco, e se tornar incapaz de escapar dele, inclusive (mas não limitado a) problemas de saúde, problemas psicológicos, vícios, abuso e muito mais. Lembre-se: você está aqui para ajudar, não julgar. Tenha uma longa conversa com o indivíduo, conheça sua história, para saber realmente como pode ajuda-lo. Pergunte, conte, troquem experiências. Busque entender como ele vê o mundo, coloque-se no seu lugar.

Doações

Existem várias formas de doação, desde a doação de roupas, cobertas, mobílias, até notas fiscais e dinheiro em si. O que será doado depende de você, das suas limitações. Porém, é interessante aliar a doação às reais necessidades da pessoa, dando preferência às coisas urgentes, como um cobertor em período de inverno, por exemplo. Você também pode ajudar com a alimentação do indivíduo, já que é uma das nossas necessidades básicas e faz muita diferença na vida de qualquer pessoa, ainda mais das carentes. Faça uma limpa nas suas roupas, doe aquelas que estão paradas há um tempo, elas farão muita diferença na vida daqueles que tem pouco. Faça esta mesma limpa com outras coisas que tem em casa, desde roupas de cama, objetos, alimentos, produtos de higiene, até mobílias que estão ocupando muito espaço(e que podem dar uma boa diferença no lar da pessoa). Toda ajuda é bem aceita.

Denunciar Maus-tratos

Maus-tratos com pessoas em condições de rua ou marginalizadas é muito mais comum do que imaginamos. Portanto, não se cale frente a um momento de injustiça ou violência. Denuncie ou ajude pessoalmente e instantaneamente. Muitas pessoas carentes não tem apoio ou voz, ajude-as a conquistar isso.

Ajudar a pessoa a ser autossuficiente

Se for algo possível para você e para a pessoa a ser ajudada, auxilie-a a arranjar um emprego. Pode ser difícil, mas com sua ajuda e esforço de ambos é possível. A partir das conversas iniciais que teve com a pessoa, você poderá ter uma ideia de uma possível carreira para ela. Quem sabe ajudá-la a abrir um pequeno negócio (de comida caseira, por exemplo), ou então a impulsionar algo que ela já tinha em mente. Incentive-a a sonhar e continuar buscando aquilo que deseja, ajudando-a da forma que lhe for possível. Indique-a para empresas, amigos, conhecidos que estejam em busca de novos funcionários. Dê o seu melhor.

Buscar atendimento médico

Nunca podemos esquecer que somos todos humanos, com necessidades básicas iguais, e somos todos susceptíveis a doenças. Se estiver ao seu alcance, leve a pessoa ao médico, para fazer um check-up ou para realizar um tratamento específico de algo que ela já apresenta. Leve-a ao dentista, quem sabe? Ou então a um psicólogo? Muitas opções são públicas e sua única ‘despesa’ seria o tempo, que com certeza seria compensado com muita gratidão. A saúde física e mental de todos importa.

Ajudar ela a melhorar a aparência e atitude

Com a conversa que teve no início você também será capaz de achar uma forma de ajudar a pessoa a recuperar sua atitude, ou então ajudá-la a expor esta. Incentivá-la a melhorar, a buscar o melhor, a ter esperança e reviver sonhos é o ponto chave para a mudança. Ajude-a a melhorar a autoestima. E para isso, por que não dar uma mudada no visual? Se a pessoa estiver de acordo, ajude-a a melhorar sua aparência, através das roupas, tratamentos estéticos, maquiagem, cabelo, o que vier às suas mentes. Muitos profissionais aceitam fazer estes trabalhos gratuitamente. E com certeza será um grande passo para a pessoa recuperar a autoestima, para que esteja bem consigo mesma. Mas lembre-se, esta é uma escolha da pessoa, nunca a force ou diga que algo é feio ou bonito, certo ou errado, Você está aqui para ajudá-la, certo?

Ajudar crianças e jovens a ter acesso aos estudos

Com crianças a situação é um pouco mais complicada, porém sempre há algo que possamos fazer. Converse com os pais ou responsáveis desta, quem sabe você pode ajudar a todos de uma vez só. Explique e argumente como a educação é importante e não deve ser deixada de lado. Ofereça-se para comprar os materiais escolares, ou quem sabe para levar a criança à escola.


(Com informações de O Mundo Tem Jeito)


A Renata Quintela, assim como você, sentiu a necessidade de ajudar aqueles que precisam. E a sua ideia foi incrível. Ela saiu pelas ruas perguntando: “O que eu posso fazer por você agora?” a várias pessoas aleatórias que ela foi encontrando, e ouviu muita várias respostas, desde um abraço, ajudar a empurrar o carrinho de um carroceiro de sucata, varrer uma loja ou fazer a festa de aniversário de uma pessoa que não tinha nada pra comemorar.

O resultado foi incrível, e ela percebeu que ajudar as pessoas é sua vocação de vida, veja algumas fotos desse dia:

A jornada então ganhou a internet, e com isso os pedidos também aumentaram, Renata já ajudou pessoas a voltar à sua terra natal, a fazer tratamentos dentários, tudo isso intermediando quem precisa a quem quer ajudar. Mas muitas coisas tem um custo, e o único patrocinador que ela tem é o limite do cheque especial, como ela mesmo disse.

Por isso, e por ter certeza que pode ajudar ainda mais pessoas no futuro, ela foi pro Catarse, para arrecadar uma grana que vai ajudá-la a financiar algumas jornadas e reestruturar o site, e a pergunta muda: O que você pode fazer pela Renata, agora? Você pode ajudar com alguma quantia, saiba como clicando aqui. Veja o vídeo do Catarse:


Nesse vídeo, conhecemos um pouco mais das jornadas:



Você pode ajudar algumas ONGs e Iniciativas que buscam auxiliar pessoas carentes em diversas áreas. Para conhece-las individualmente, clique nos links:

Justiça Global - OPAN - CEDAPS - Fundo Brasil - Themis

Sentiu-se inspirado? Então você está pronto, ajude aqueles que puder, da forma que puder. Mude o mundo! 😉

#BeARebel

Com informações de Wikihow, O Mundo tem Jeito, Razões para acreditar.

#direitoshumanos #ONG #ajuda #doação