Buscar
  • Gabrielle Canena

DIA ESTADUAL DA LEI MARIA DA PENHA

Atualizado: 22 de Jul de 2019





Hey, Rebels!

Hoje, dia 07 de aosto, é dia estadual da Lei Maria da Penha, para os estados Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul . Seu objetivo é de valorizar e apoiar a realização de encontros, exposições, estudos, debates, eventos e demais atividades relacionadas à família e às mulheres potiguares e gaúchas.

Esse instrumento legal surgiu a partir da luta da mestre em parasitologia e farmacêutica bioquímica brasileira, Maria da Penha Maia Fernandes, nesse tempo com 38 anos de idade, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento, e que sofreu duas tentativas de assassinato em 1983, enquanto vítima do seu então marido, o economista e professor universitário colombiano naturalizado brasileiro, Marco Antonio Herredia Viveros, no domicílio ocupado nessa época pelo casal na cidade brasileira de Fortaleza-CE.

Em 29 de maio de 1983, ele atirou contra Maria da Penha durante o sono, deixando-a paraplégica, e se fantasiou de vítima de um suposto assalto na intensão de acobertar o crime, além de ainda tentar eletrocutar Maria debaixo do chuveiro duas semanas mais tarde, Depois que a então esposa já havia se recuperado dos tiros e voltado para casa de cadeira de rodas.

Após o crime, Marco foi embora para ficar com uma amante no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, e depois de muitas idas e vindas, foi condenado a dez anos e seis meses de prisão, mas cumpriu menos de um terço da pena em regime fechado.

Por seu lado, Maria da Penha transformou sua existência na luta pelos direitos das mulheres que sofrem com a violência doméstica.

#BeARebel #DiaEstadualdaLeiMariadaPenha

#mariadapenha #assédio #feminicídio #violência #crime