Buscar
  • Gabrielle Canena

10.08 DIA INTERNACIONAL DO BIODIESEL

Atualizado: 22 de Jul de 2019





Hey, Rebels!

Hoje, dia 10 de agosto, é dia internacional do biodiesel!

“Mas qual é a importância disso, afinal?”

O biodiesel somente foi alavancado no país a partir de 2005, quando foi criado o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – PNPB, instituindo em lei o acréscimo obrigatório de uma porcentagem de biodiesel ao óleo diesel fóssil. Atualmente, se é acrescido 7% de biodiesel, sendo que até 2019 alcançará a 10% de mistura, podendo evoluir em futuro próximo até a 15%.

“O programa representou um importante avanço ao uso de fontes renováveis de energias, trazendo importantes benefícios ao meio ambiente, com a redução significativa na emissão de poluentes e gases do efeito estufa - GEE,” destacou o diretor presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, ressaltando que Estudos da Peterson Solutions indicam que o biodiesel emite menos 71,65% de GEE para atmosfera se comparado ao diesel fóssil.

Estudos da USP, ministrados pelo professor Paulo Saldiva, mostram que 20% de biodiesel a mais nos automóveis movidos a diesel representariam 13 mil vidas poupadas por doenças relacionadas à qualidade do ar apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

“Um fator a se levar em consideração é a redução na importação de diesel com a inserção do biodiesel na matriz energética, diminuindo a dependência do petróleo. Além de possibilitar a industrialização dos grãos, fazendo com que as divisas fiquem no país, agregando renda e postos de trabalhos,” pontou Battistella.

O biodiesel representa o futuro dos combustíveis, por ser proveniente de uma fonte renovável e muito mais sustentável, liberando menos poluentes e garantindo mais saúde a todos nós.

#BeARebel #DiaInternacionalDoBiodiesel

#sustentabilidade #meioambiente #veganismo