Buscar
  • Gabrielle Canena

GUILHERME BOULOS

Atualizado: 22 de Jul de 2019






Partido: PSOL Candidatura registrada em 6 de agosto Ocupação declarada: historiador; bens declarados: R$ 15.416,00 Vice: Sonia Guajajara (PSOL); ocupação declarada: professora de ensino médio; bens declarados: R$ 11.000,00 Relator do registro: ministra Rosa Weber


Guilherme Boulos, em entrevista ao Nexo em março:

"O Estado não tem que intervir no amor dos outros. As pessoas definem as suas formas de amar, e por isso eu defendo o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. E que a homofobia, que gera ódio, crimes e violência, seja criminalizada", afirmou o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).


Guilherme Boulos, em post no Facebook, em julho:

Boulos promete levar para a discussão eleitoral temas que são vistos como tabu pela sociedade brasileira."Precisamos superar os tabus e garantir a vida das mulheres com o aborto legal, seguro e gratuito para todas. Isso é uma questão de saúde pública, não podemos mais ver mulheres morrendo todos os dias em decorrência de procedimentos ilegais", escreveu Boulos.


Guilherme Boulos, em entrevista no Twitter Brasil em abril:

"Acreditar que armar a população vai reduzir a violência é a mesma coisa que querer distribuir cachaça para acabar com o alcoolismo. É um contrassenso, é um absurdo, e todos os estudos mostram isso. Nos lugares onde as pessoas têm mais arma, isso só aumenta a insegurança porque as pessoas reagem de uma maneira mais ofensiva", disse o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).


Em maio, o socialista declarou que “a guerra às drogas fracassou. A militarização nas periferias não é solução. Temos que debater sem medo a descriminalização das drogas no país, ligada a políticas de saúde pública”. Boulos defende que “o Brasil precisa avançar nesse ponto sem tabus”. Em entrevista recente, o candidato relacionou o tema com segurança pública, liberdade individual e questões do sistema prisional. “A atual política serve unicamente para a manutenção da exclusão social, ao criminalizar a pobreza e superlotar presídios. Outro passo fundamental é pararmos de olhar para a questão do consumo de drogas sob uma ótica moralizante e preconceituosa. Hoje, conseguir uma receita para Rivotril é tão fácil quanto a de um antibiótico pra dor de ouvido”, argumentou. Sobre o combate ao tráfico, Boulos defende que é necessária “outra política de segurança”. “Quem paga com a vida o preço dessa política desastrosa é sobretudo a juventude preta e periférica do Brasil. Tem que ter polícia na sociedade, só que esse modelo simplesmente não funciona”, afirmou.


Privatizações- É contra privatizações e defende que a Petrobras seja reestatizada.

Programas sociais- Defende a manutenção do Bolsa Família e criação de programas de acesso à moradia.

Previdência Social- É contra a proposta feita pelo governo Temer. Defende a corte de privilégios do funcionalismo e a cobrança de dívidas de grandes empresas com o INSS.

Reforma Trabalhista- É contra a reforma proposta pelo governo Temer e considera que a medida aprofunda a desigualdade social.

Segurança Pública- É contra o acesso dos cidadãos às armas. Defende unificar a segurança e investimentos em integração e inteligência. “O atual modelo de segurança pública não é bom nem para própria polícia”

Teto dos Gastos Públicos- Propõe a revogação da PEC que congelou os gastos por 20 anos.

Política Econômica- Propõe aumentar o imposto de renda nas faixas mais ricas da população e revogar isenções que considera indevidas, aumentando a arrecadação em valor superior ao do déficit nas contas públicas’


O candidato do PSOL pretende recuperar as contas públicas com uma reforma tributária que amplie os impostos dos mais ricos, de indústrias e do setor agropecuário e reduza progressivamente os impostos sobre consumo. Além disso, Boulos pretende alongar o perfil da dívida pública, com prazos mais longos e juros mais baixos. O candidato também pretende apelar para consultas, plebiscitos e referendos para validar propostas que não passem pelo crivo do Congresso.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS PROPOSTAS DE GOVERNO DO CANDIDATO.

#guilhermeboulos #boulos #eleições #política #brasil