Buscar
  • Gabrielle Canena

A VIDA ADULTA CHEGOU, E AGORA?

Atualizado: 22 de Jul de 2019





A vida adulta chegou! :D

Mas e agora?!

Pois é, ninguém te explica o que fazer quando este momento chega. E pior, ninguém te preparou para isso!

Neste artigo, feito especialmente para o Dia dos Adultos, iremos te dar algumas dicas de como não se desesperar tanto ao dar de cara com as responsabilidades da vida adulta. E mais, vamos te dar algumas dicas e te ensinar coisas que todo adulto deveria saber (e que deveriam ser ensinadas nas escolas), coisas que, muitas vezes, aprendemos “na marra”.

Desde educação financeira e primeiros socorros à educação sexual e saúde mental, o artigo é cheio de conteúdo. Com certeza depois de ler ele, você será um adulto mais preparado. 😉

Vamos lá!

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Eduque-se sobre Impostos

Se pagar imposto é uma das únicas certezas da vida e uma das maiores dificuldades dos brasileiros, por que não aproveitar para aprender sobre o assunto? Por que não aprender qual a parcela de grana que a gente dá pro governo resolver os problemas a cada transação? A conscientização sobre nossos direitos e deveres pode começar por aqui.

Aprenda a economizar/guardar dinheiro

Será que tudo que você compra é realmente necessário? Você dá prioridade para as coisas que realmente são mais importantes? Uma coisa que todos nós aprendemos é que, muitas vezes, precisamos abrir mão daquilo que queremos para podermos ‘bancar’ aquilo que é necessário. Estabeleça limites. Aprenda a guardar e economizar, assim você evita chegar neste ponto de ter que escolher entre o desejado e o necessário.

Eduque-se sobre crédito

Aprenda como funciona o crédito, entenda quais são os seus limites. Aprenda e estudar seus custos, para que o crédito não seja um vilão, e sim um parceiro.

Aprenda a fazer contratos (e ler!)

Em algum momento da sua vida você precisará ler ou fazer um contrato. Pesquise como se faz um contrato e SEMPRE leia todos os contratos que for assinar, isso pode fazer muita diferença na sua vida

Aprenda a negociar

Se somarmos todos as pequenas perdas que tivemos ao longo da vida por não barganhar uma condição melhor de trabalho e de remuneração, vamos perceber o tamanho do prejuízo. É claro que ser um bom negociador não vai secar a fonte do desperdício, mas vai fazer você se vender melhor, aprender a dizer não pra determinadas coisas, conseguir mais prazo para realizar tarefas chatas e mais tempo para tarefas legais.


clicando aqui.

SAÚDE E LIMPEZA

Eduque-se sobre alimentação

Aprenda tudo que você precisa saber sobre nutrição e alimentação básica. Aprenda onde encontrar as principais fontes de nutrientes necessárias e estude sua importância, para evitar doenças e problemas futuros.

Aprenda a cozinhar

Seja para se tornar menos dependente da indústria alimentícia, para aprender a saborear melhor os alimentos, para economizar dinheiro mesmo ou para se livrar da divisão da louça suja, saber cozinhar é uma das coisas que mais faz falta para uma porção de nós.

Tirando que quem sabe cozinhar quase nunca se queixa de ter gastado tempo fazendo isso, tem uma porção de coisas que passar esse tempo na cozinha pode te ensinar sobre a vida. E não é difícil imaginar aplicações das matérias de física, química, biologia, matemática, etc, né?

Faça exercícios

Não precisa ser fitness e passar o dia todo na academia (mas se quiser, fique à vontade!), basta ter alguma forma de exercício em sua rotina. O sedentarismo é uma condição que pode levar a muuuitas doenças, que só vão lhe causar prejuízo futuramente. Encontre um exercício ou esporte que seja confortável e viável para você, e pratique!

Aprenda a limpar A limpeza está ligada diretamente com a saúde (não ao gênero, como muitos pensam). Manter um ambiente limpo e organizado faz bem tanto fisicamente quanto mentalmente. Aprenda a manter a sua casa limpa e organizada, eduque-se sobre os produtos de limpeza, como utilizá-los, etc.


PRIMEIROS SOCORROS

Aprenda a realizar os primeiros socorros, pois eles podem salvar a vida de alguém em algum momento. Se for de seu interesse, aprenda também os primeiros socorros em animais, pois saber as técnicas pode salvar a vida do seu pet.


EDUCAÇÃO SEXUAL

Eduque-se! Entenda tudo sobre seu corpo e o corpo do gênero oposto. Eduque-se sobre as sexualidades, sobre a diversidade e respeite todas elas. Isso pode evitar conflitos, desentendimentos e pode evitar que você seja desagradável com outras pessoas ou parceirxs. Saiba até onde você pode chegar, a partir de que ponto seus atos se tornam assédio e abuso.

Leia nosso artigo sobre gêneros e sexualidades, já é um grande passo!


DEFESA PESSOAL

Aprenda a se defender, independente da técnica que preferir. Não se pode contar apenas com a ajuda de outras pessoas. Pode ser que, numa situação de perigo, não haja ninguém por perto. Não é preciso praticar vinte anos de karatê ou Jiu-Jitsu, mas é importante saber se defender numa situação de risco, conhecer os pontos fracos do corpo humano e alguns movimentos que só quem domina a técnica é capaz de aplicar com tranquilidade.


CONHECER A LEI

Eduque-se sobre as leis. Conhecer direitos e obrigações é muito mais importante do que as pessoas podem pensar. Na vida, sempre acontecem situações cujas consequências desagradáveis poderiam ser evitadas apenas conhecendo a lei.

SAÚDE MENTAL

Cuide da sua saúde mental

Dê atenção aos seus sentimentos, à sua mente. Nunca os subestime! Leia sobre, pesquise pessoas que passam (ou já passaram) pelos mesmos problemas e aprenda a ser cada vez mais forte e resistente. Pratique a empatia e mantenha sua mente aberta, isso pode ajudar a manter a saúde mental daqueles próximos a você.

Se preciso, busque ajuda!

Se sentir que algo está errado, que seus problemas estão fora do controle, busque ajuda. Ansiedade e depressão são os males do século, não os subestime. Eduque-se sobre estas questões para entender a si mesmo e aos que estão à sua volta.

Para ajudar, você pode ler este artigo, onde falamos sobre Como Ajudar Pessoas Com Depressão.


VIVER SEM TECNOLOGIA

Aprenda a fazer coisas sem usar tecnologia

Me diz aí o que você faz quando acaba a luz na sua casa? Pior, o que você faz quando acaba só a internet da sua casa? Estamos dialogando com uma era onde estamos cada vez mais dependentes da internet, mas e no dia que der o bug no milênio, você saberá o que fazer?

Quando algum problema surgir, tente resolvê-lo sem usar as tecnologias, desafie a si mesmo. Faz bem para o desenvolvimento da sua mente, além de enriquecer suas experiências pessoais.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Aprenda o básico, o futuro é digital. A área só cresce, as coisas estão cada vez mais digitais e o emprego das pessoas que estão na escola hoje provavelmente vai lidar com isso diariamente.

Então que tal dar uma noção de como sites e aplicativos são criados, como podemos consertar um ou outro problema no nosso próprio computador?

COMO CONSERTAR COISAS

É inevitável que sua casa, de vez em quando, precise de alguns reparos, seja trocar uma lâmpada ou pintar as paredes. Por outro lado, chamar um encanador ou eletricista pode exigir tempo e dinheiro. Por isso, é importante conhecer alguns truques e saber usar ferramentas para conseguir reparar danos mínimos por sua própria conta.Vá atrás de como consertar as coisas. Busque tutoriais, aprenda!

SEGURANÇA VIRTUAL

Que tal saber reconhecer um site seguro, não se expor desnecessariamente a vírus, criar uma senha segura e escapar de pessoas mal intencionadas na internet? Vai ser difícil dar conta de todas as variáveis possíveis, mas dá pra evitar que as histórias, cada vez mais comuns, de gente que se deu mal por bobeira na internet.

Cuide da sua imagem e dos dados que disponibiliza, infelizmente não podemos confiar que todas as pessoas que interagem conosco na internet são bem intencionadas.

NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

E se você aprendesse a economizar energia e água? E se você aprendesse a não desperdiçar comida? O principal assunto era o aquecimento global nas aulas de geografia, mas muito pouco ou nada se falava sobre o desperdício de comida, sobre a importância de separar o lixo, sobre subir poucos andares de escada, etc.

A gente tem duas chances de fazer alguma coisa pelo planeta: presenciar um grande desastre que não vai nos dar outra alternativa a não ser mudar radicalmente de estilo de vida ou começar a propor coisas novas a partir das crianças e repensarmos sobre como impactamos o ambiente. Alguma palpite sobre o que é melhor?

Aprenda a importância e como cuidar do meio ambiente, pesquise formas de economizar recursos, produzir menos lixo (e dar o destino certo a estes), e como fazer menos impacto no ambiente.

CETICISMO

Incentive o pensamento crítico!

Pesquise e se informe sobre porque quase tudo em que acreditamos está provavelmente errado de uma ou outra forma; porque nossas memórias não são confiáveis; como áreas tão aparentemente sólidas quanto matemática e física estão cheias de incertezas; como somos péssimos juízes sobre o que nos fez felizes/infelizes no passado e o que nos fará felizes/infelizes no futuro; como os eventos mais importantes na história sempre são aqueles menos previsíveis ; como são as convicções e a rigidez nas crenças que nos conduzem à violência, e não ao oposto; como muito do que nos é transmitido como suposto conhecimento científico hoje é baseado em pesquisas que repetidamente falharam ou foram incapazes de ser repetidas ; e por aí vai.

Muitas das coisas boas da vida surgem da falta de certeza ou do estado de desconhecimento. A incerteza é o que nos leva a ser curiosos, a aprender, a testar novas ideias, a comunicar nossas intenções aos outros. É o que nos mantém humildes. A incerteza nos ajuda a aceitar o que quer que nos ocorra. Ela nos permite enxergar os outros sem julgamentos injustos e precipitados. Muito do que é ruim na vida vem de certezas: complacência, arrogância, fanatismo e preconceitos.


COMUNICAÇÃO

Aprenda e pratique a fala em público e como se expressar.

A questão vai desde fazer discursos para grandes plateias, escrever um bom email para seu chefe ou abrir um problema na relação para seu(a) parceiro(a). A vida fica mais fácil quando você aprende a expor seus sentimentos, quando aprende que uma boa conversa sincera e respeitosa pode resolver tudo.

Aprenda libras e informe-se sobre acessibilidade.

Segundo o último censo realizado pela IBGE em 2010, quase 10 milhões de pessoas são surdas e quase 6 milhões são cegas no Brasil. Isso dá algo em torno de 5% da população do país. E uma grande parcela delas simplesmente não consegue se comunicar direito com os outros 95%.Por isso, é bom aprender como se comunicar com essas pessoas, para poder ajuda-las e fazer a diferença!


RELAÇÕES

Pesquise, se informe, leia sobre como expressar sentimentos sem culpa ou julgamentos recíprocos; como identificar um comportamento manipulador e livrar-se dele; como estabelecer limites e evitar comportamentos abusivos; como ter conversas honestas sobre sexualidade e como ela está relacionada (ou não) com o amor; como mergulhar em um relacionamento e como isso é vivenciado diferentemente para mulheres e homens. Basicamente tudo aquilo que a maioria aprende apenas depois de passar por uma boa sequência de dolorosos fins de relacionamentos. Isso vale para amizades e relacionamentos afetivos.

Saiba como começar e como terminar relacionamentos de maneira saudável e leve sempre em conta o outro lado (pratique a empatia!).

POLITIZE-SE

Leia, estude e busque entender tudo que acontece atualmente nas questões sociais, de raça, gênero, etc. A nova geração é ativista e você, sendo ou não, deve aprender a lidar com ela, ou ao menos respeitar. Procure entender o lado daqueles que estão lutando por direitos, ou que estão insatisfeitos. Sempre podemos aprender com o outro. Pratique a empatia! Fuja dos padrões e preconceitos e abra sua mente.


PLANEJAMENTO

O que ser da vida, ter um plano B, organizar e saber como juntar todas essas dicas na sua vida, é algo muuuito importante. Afinal, de nada adianta ter lido todas essas dicas que te passamos se não houver planejamento e organização. Aprenda a lidar com o tempo, a encaixar as coisas na sua rotina e aos poucos você vai aprender a conciliar tudo isso para ter uma vida mais saudável e de maior qualidade.

Boa sorte!

#BeARebel

Com informações de Incrível, Papo de Homem, Conti Outra, Dicas de Mulher.

#vida #ajuda #guia #adultos